L e i t u r a


EAD online de qualidade investe
muito mais em recursos humanos

É preciso olhar com certa desconfiança algumas iniciativas que tratam a educação online como se fosse ou apenas mais uma outra maneira de se fazer Educação a Distância, ou apenas a mera transposição da velha sala de aulas para o mundo virtual. Especialmente aquelas iniciativas que pensam ser isto uma questão de se desenvolver apenas o hardware, a conectividade ou o software especializados para Educação a Distância via Internet. Muitos recursos vêm sendo investidos nestes elementos - e é realmente importante que continuem sendo investidos. Mas fazer isto não é TODO o investimento necessário e nem é O MAIS IMPORTANTE investimento.

O momento atual exige investimentos pesados em PEOPLEWARE, isto é, em recursos humanos para a educação online. Nosso país ocupa posição de destaque no campo da infra-estrutura de comunicação de dados para suporte a projetos de Educação a Distância via Internet. Temos empresas que hoje exportam software para educação online para o mundo inteiro. Mas ainda estamos muito aquém de nossas necessidades em peopleware, em professores e alunos capazes de ensinar e aprender online. Esta é a maior dificuldade enfrentada hoje no desenvolvimento de programas de educação online. Não faltam máquinas, não faltam programas, não faltam conexões. E onde falta, é só comprar e instalar. Não é caro, pelo contrário,
é cada vez mais barato. O que falta mesmo é gente capacitada e especializada em educação online...
É por isto que não podemos nos iludir com falsas promessas: EAD online DE QUALIDADE não é nem tão barato e nem tão lucrativo quanto muitos imaginam.
A EAD convencional investe no desenvolvimento, reprodução e distribuição de material e na atuação da tutoria - um investimento muito maior nos primeiros que na segunda. E baseia sua economia no ganho em escala, isto é, na possibilidade de empregar este material, com o suporte de uma tutoria, em um número grande de alunos. Em toda parte, porém, este modelo começa a viver sua crise pois a possibilidade do ganho em escala está diminuindo, não por causa de uma retração de mercado, pelo contrário: o número de alunos somente tende a aumentar. É o tempo de vida útil do material didático que só tende a diminuir em todos os campos do saber, pela obsolescência acelerada da informação e do conhecimento.
Porém, EAD online DE QUALIDADE investe muito mais em recursos humanos.
Os custos de reprodução e distribuição de material digital são infinitamente menores que os do material impresso. Mas os custos docentes são crescentes, pois EAD online DE QUALIDADE, ao contrário do que muitos pensam, não prescinde do professor. Simplesmente não é possível fazer EAD online DE QUALIDADE com uma pequena equipe de tutores cobrando exercícios e tarefas de milhares de estudantes e confiando na automatização de rotinas didáticas via software. Isto seria apenas uma inadequada e equivocada transposição do modelo convencional de EAD para o novo meio, ignorando justamente a novidade deste meio. Educação online DE QUALIDADE requer muitas horas/aula de educadores online capazes, especializados em animação de comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa. E isto não é barato - e nem pode ser...
Estamos vivendo um momento fecundo da História, de mudança de paradigmas, inclusive na educação. Estas mudanças são mais profundas que uma simples troca do vídeo pelo CD-ROM ou da página impressa pela home-page. O momento atual exige clareza nesta percepção. Jesus Cristo já dizia que "não se põe vinho novo em odres velhos pois o vinho novo romperá os odres, entornar-se-á o vinho e os odres se estragarão; pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos" (Lucas 5:37). O vinho novo da Educação a Distância via Internet não pode ser posto nos velhos odres dos modelos que estão em crise aqui e em todo o mundo; tem que ser posto nos odres novos de um novo paradigma educacional aberto para uma nova sociedade, uma nova economia, uma nova cultura.

Trechos de Panorama atual da Educação a Distância no Brasil
Wilson Azevedo
Veja o texto integral (Extraído de http://www.tvebrasil.com.br)