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A escola de uma sala só e a educação do futuro
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Ao risco de ser considerado excessivamente nostálgico ou até mesmo totalmente louco, acredito ser útil considerar, por um momento, uma situação pedagógica antiga que durante muitos anos apresentou resultados positivos e que hoje em dia poderia ser aproveitada, tendo em vista o fato de que temos à nossa disposição as novas tecnologias de comunicação e as novas formas de aprender e trabalhar.
Refiro-me às escolas de uma sala só que ofereciam educação formal fundamental na área rural de muitos países no século passado , neste século, e até agora oferecem em áreas carentes do Brasil e de outros países. As principais características destas escolas eram: (1) agrupamento em uma sala única de alunos num leque grande de faixas etárias e séries diferentes, todos estudando as matérias do curso primário; (2) realização de atividades diferentes simultaneamente pelos alunos, individualmente ou em grupos; (3) compartilhamento dos mesmos recursos materiais por todos os alunos: livros-texto, mapas, pequena biblioteca. Tenho lido, nos últimos anos, relatos do sucesso didático destas escolas, obrigadas, por circunstâncias geográficas e financeiras, a ter essas características. Além de aprender o conteúdo obrigatório do currículo, os alunos aprendiam a trabalhar verdadeiramente em colaboração, e os mais velhos reforçavam os seus conhecimentos ajudando os menores a atender os conceitos mais complexos. A presença de alunos maiores aumentava o nível de maturidade geral na sala de aula. Todos os alunos tinham de exercer um papel ativo para adquirir conhecimento, deixando o professor no seu papel de gerenciador das atividades de aprendizagem e não no papel de repassador de informação .Hoje, tudo indica que a educação será baseada, principalmente, nos seguintes pilares: (1) será centrada no aluno, cuja aprendizagem na escola consistirá em identificar problemas, achar informação pertinente para solucionar problemas tirar conclusões adequadas e escrever para terceiros, relatórios sobre os achados; (2) exigirá habilidade no trabalho colaborativo, às vezes com pessoas de origem, idade, experiências e pontos de vista diferentes , e localizadas em lugares em lugares distantes: (3) durará a vida inteira, devido ao aumento contínuo de complexidade na execução do trabalho profissional e ao desejo de cada trabalhador de se manter atualizado para não perder seu espaço no mercado. Acredito que a educação daqui em diante, tanto para jovens quanto para adultos, será realizada em ambientes presenciais ou virtuais que terão muitas características da escola de uma sala só, e que a presença do computador, com acesso à Internet e a seu vasto repositório de informação atualizada e histórica, dará à educação um dinamismo e riqueza inimagináveis. Quem será a primeira pessoa ou qual a instituição a experimentar esta estratégia, que no passado foi um mal necessário e hoje parece ser uma saída vantajosa?
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